Roda Rico homenageia Ayrton Senna em aniversário

Nesta quinta-feira (21), um dos maiores automobilistas brasileiros completaria 64 anos. Ayrton Senna, conhecido mundialmente por suas conquistas em pista, será amplamente homenageado na data. No Brasil, seus feitos serão exibidos em duas rodas-gigantes.
A Roda Rico, maior roda-gigante da América Latina, à partir das 18h30, irá mostrar imagens que são reconhecidas em todo o mundo com símbolos da trajetória do piloto. A projeção especial chega ao fim às 22h do mesmo dia.
Em Santa Catarina, a FG Big Wheel também irá homenagear Senna. À partir das 18h, o capacete icônico do automobilista será projetado na estrutura da 82 metros. Além disso, também será exibido a mensagem dos 30 anos de legado, que também é celebrado este ano.
Segundo informações enviadas em nota ao Tô No Paddock, a homenagem deve se repetir em outras datas que ainda serão divulgadas em abril, até o dia 1° de maio.
Vida e morte de Ayrton Senna
Senna nasceu no dia 21 de março de 1960 em São Paulo, no Brasil. O brasileiro foi campeão na Fórmula 1 três vezes ao longo de sua carreira em 1988, 1990 e 1991.
O piloto começou a carreira na maior categoria do automobilismo em 1984, defendendo a equipe Toleman. Na época, Ayrton estava sendo disputado pela Williams, McLaren, Brabham e Toleman, mas diferente do que se acredita, Nelson Piquet não se opôs à contratação de Senna pela Brabham.
Acontece que Senna concedeu uma entrevista e declaro que “ele [Piquet] não ajudou e nem atrapalhou“, deixando no ar a ideia de que sua ida à Brabham foi vetada pelo, na época, bicampeão mundial.
Entre os anos de 1985 e 1987, Senna defendeu a equipe Lotus, ao lado do italiano Elio De Angelis. Foi entre as duas temporadas que ele conquistou o título de “rei das pole positions“.
Em 1988, ele assinou com a McLaren Honda, tendo Alain Prost como companheiro. Foi também neste primeiro ano que ele conquistou o primeiro título mundial.
Em 1994, Senna participava da terceira corrida da temporada no GP de San Marino, em Ímola, na Itália, defendendo a equipe da Williams. O piloto chegou a cravar a terceira melhor volta da corrida, mas, ao entrar na curva Tamburello, perdeu o controle do carro por causa de uma barra de direção quebrada.
O monoposto seguiu reto e se chocou violentamente contra o muro de concreto. Pouco tempo depois, a telemetria mostrou que, naqueles poucos segundos, o piloto ainda conseguiu diminuir a velocidade do carro, de 300km/h para 200km/h.
Senna chegou a receber os primeiros socorros no pista, próximo ao carro que ficou destruído. Rapidamente, ele foi levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha, na Itália, mas, poucas horas depois, foi declarado morto.