Stock Car: Rubens Barrichello homenageia Gil de Ferran em seu capacete
![Stock Car: Rubens Barrichello homenageia Gil de Ferran em seu capacete](https://tonopaddock.com.br/wp-content/uploads/2024/03/f1536760-9806-4ea5-bb38-df3527c5abad-1.jpg)
Para a primeira etapa da temporada 2024 da Stock Car, que acontece em Goiânia neste final de semana, Rubens Barrichello prestou homenagem usando a tradicional pintura de capacete de Gil de Ferran, ex-piloto brasileiro, que morreu aos 56 anos.
Rubens Barrichello e Gil de Ferran grandes amigos, correram em algumas categorias do automobilismo juntos e, Gil, inclusive, foi um dos responsáveis pela contratação de Rubinho para a equipe de Formula 1 BAR (British American Racing), em 2005.
“Nós corremos juntos de Fórmula Opel, de Fórmula 3, Fórmula 3000. Ele correu junto comigo em todos os campeonatos. E ele me considerava muito, porque eu corri, eu ganhei em Fórmula Opel, eu ganhei em Fórmula 3, ele ganhou Fórmula 3 no ano seguinte que eu ganhei”, disse Barrichello ao Motorsport.
Trajetória de Gil de Ferran no automobilismo
Gil de Ferran nasceu em Paris, França, mas se considerava brasileiro, já que veio para o país aos 4 anos de idade. Durante sua carreira, conquistou títulos no Kart, passou pela Formula Ford em 1986, Formula Opel em 1991, avançou para Formula 3 inglesa – ganhando o título em 92 – e participou da F3000 nas temporadas de 93 e 94. Ele chegou a tentar a Formula 1 ainda em 1993, mas não conseguiu se classificar devido ao acidente que sofreu entre as baterias.
Portanto, em 1995, resolveu mudar seu rumo estreando na CART (Championship Auto Racing Teams), onde se tornou bi campeão mundial em 2001. No ano seguinte, foi para IRL Indy (Indy Racing League), atual IndyCar Series, fundida com a CART, e conquistou as gloriosas 500 Milhas de Indianápolis. Depois de alguns anos fora das pistas, retornou para campeonato norte-americano de Endurance, na classe LMP2, na qual sua equipe foi campeã em 2009 e se aposentou como piloto.
Ainda comprometido com a velocidade, Gil passa a ser dirigente da própria equipe que ganhou a corrida Endurance, migrou na mesma função para IndyCar, foi Diretor Esportivo da McLaren na F1 em 2018 e em 2021 auxiliou o desenvolvimento da ExtremE, categoria de carros elétricos.
Esse ano voltaria a ser consultor da McLaren, mas quando estava testando um carro no circuito particular The Comcours Club, na Flórida, nos Estados Unidos, se sentiu mal e parou. Chegou a ser levado para o hospital, mas sofreu um infarto, seu coração parou dia 29 de dezembro de 2023.
No mesmo dia Barrichello fez uma publicação, relembrando os bons tempos. Veja: