Circuito de Monza inicia reformas para garantir futuro na F1
![Circuito de Monza inicia reformas para garantir futuro na F1](https://tonopaddock.com.br/wp-content/uploads/2024/01/monza.jpg)
Alguns circuitos estão lutando para conseguir um espacinho no calendário da Fórmula 1 e, ao que tudo indica, os responsáveis por Monza não querem ser os escolhidos para deixar o planejamento.
A pista, que é super tradicional e uma das “casas” da Scuderia Ferrari, está garantida na categoria mais alta do automobilismo até 2025, mas precisa se empenhar para manter o status. O motivo? Duras críticas feitas pelo CEO da F1, Stefano Domenicali.
Para se encaixar melhor nas exigências, o Autódromo Nacional de Monza já iniciou as reformas. Segundo o ge, todo o processo deve levar 140 dias. As obras incluem o recapeamento do asfalto, construção de uma nova passagem subterrânea e a melhoria de outras três. Além disso, o Templo da Velocidade deve receber melhorias ao prédio do pit lane – onde fica o Paddock Club – e nas arquibancadas. O investimento inicial é de 21 milhões de euros, por volta de 111,9 milhões de reais na cotação atual.
O presidente do Automobile Club D’Italia, Angelo Sticchi Damiani esteve na cerimônia e revelou que a expectativa é de que as reformas terminem em junho. É importante ressaltar que o GP da Itália está programado para o dia 1° de setembro de 2024.
“Nossa meta principal é atualizar o autódromo. Não podemos mais ter problemas com o fluxo de torcedores, e precisamos oferecer um conforto maior àqueles que vem ao circuito. Estabelecemos três objetivos para cumprir os requisitos pedidos a nós.”
A resposta vem alguns meses depois das críticas feitas por Domenicali. Em 2023, pouco depois do GP da Itália, o CEO da F1 questionou qual teria sido o motivo da organização não ter iniciado as obras logo após a corrida. Na época, ele disse que suas críticas eram “construtivas”.