Albon reflete sobre 2023 e fala sobre responsabilidade como líder

Albon reflete sobre 2023 e fala sobre responsabilidade como líder
Foto: Divulgação/Williams

Alexander Albon desempenhou um papel crucial na ascensão da Williams ao sétimo lugar no Campeonato de Construtores da temporada de Fórmula 1 de 2023. Esse desempenho, naturalmente, o colocou como o “líder” da equipe, mas, por ser o veterano, também enfrentou maiores expectativas. O piloto tailandês, no entanto, considera a experiência positiva.

Em uma entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Albon fez uma avaliação da temporada, destacando que contribuiu com 27 dos 28 pontos conquistados pela equipe de Grove, com notáveis sétimos lugares no Canadá e na Itália.

Além de reconhecer a importância do trabalho do chefe de equipe James Vowles, Alexander Albon também desempenhou um papel de liderança, embora tenha ressaltado que isso acontece de maneira natural e não é algo que se declare explicitamente.

“Ter um novato como companheiro de equipe naturalmente significa ter um pouco mais de responsabilidade do seu lado dos boxes em termos de desenvolvimento do carro, como também das janelas de configuração e dos itens de teste. Gostei [da experiência]”, disse.

O piloto tailandês retornou à F1 em 2022, após ser preterido pela Red Bull no final da temporada de 2020. Ele explicou que o primeiro ano com a Williams foi mais desafiador devido à urgência em provar que merecia estar no grid da principal categoria do automobilismo mundial.

“Ano passado, foi mais sobre ter de provar meu valor e tentar mostrar às pessoas que pertenço a este lugar e que me contratar foi a decisão certa. Este ano, foi mais para colocar a equipe em campo —trabalhar com James, trabalhar com todo o time, descobrir como podemos pontuar”, continuou.

“Estou muito orgulhoso das corridas que realizamos este ano. Analisando como tudo se desenrolou na temporada, diria que talvez Melbourne tenha sido um pouco decepcionante — foi uma oportunidade que perdi —, mas tirando essa, acho que aproveitamos todas as chances de tivemos de marcar pontos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *