Nissan se torna primeiro fabricante a se comprometer com a Fórmula E até 2030
![Nissan se torna primeiro fabricante a se comprometer com a Fórmula E até 2030](https://tonopaddock.com.br/wp-content/uploads/2024/03/17b190a6-efa2-4e93-ad70-7d25fe5e969e-1.png)
A Fórmula E anunciou, nesta quinta-feira (28), em Tóquio, no Japão, que a montadora Nissan comprometeu-se pelo menos mais quatro anos com o Campeonato Mundial ABB FIA até 2030, dando continuidade à sua equipe de fábrica durante a era GEN4.
Durante uma conferência de imprensa realizada em Tóquio antes da primeira corrida de Fórmula E no Japão, o Diretor Geral e Chefe de Equipe da Nissan no mundial de carros elétricos, Tommaso Volpe, assinou o documento oficial de registro para fabricantes de automóveis no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E até a 16ª temporada (2029/2030), juntamente com o Diretor Sênior de Esportes do Circuito da FIA, Marek Nawarecki, e na presença do CEO da Fórmula E, Jeff Dodds.
Como parte da conferência de imprensa, Jeff Dodds presenteou a equipa da Nissan com um boneco Daruma personalizado, um símbolo japonês de perseverança e boa sorte. Como é costume na cultura japonesa, Jeff Dodds e Tommaso Volpe coloriram de preto o olho esquerdo do boneco Daruma, pois traçaram um objetivo juntos, com a ambição de colorir o olho direito assim que este estiver concluído: uma parceria longa e de sucesso para os próximos anos.
“Estamos muito felizes na Fórmula E por ver a Nissan prolongar o seu envolvimento na categoria até 2030. A Nissan partilha os nossos valores de promoção da sustentabilidade em todo o mundo, esforçando-se pelo melhor desempenho automóvel através de soluções elétricas. Ter uma marca verdadeiramente global como a Nissan, com grande presença em todos os países que visitamos e mais além, é vital para nós, ajudando a promover a categoria junto de um público mais amplo e diversificado, como também contribui enormemente para promover a tecnologia EV em todo o mundo”, declarou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
O acordo histórico enfatiza uma parceria de longo prazo que visa o avanço da tecnologia de corrida elétrica e sublinha a dedicação da Fórmula E, da Nissan e da FIA em ultrapassar os limites da mobilidade elétrica e da inovação no cenário global. Também marca o primeiro fabricante da Fórmula E no paddock a se comprometer com o próximo capítulo da Fórmula E: a Era GEN4.
A tecnologia GEN4 anunciará uma nova era de conquistas nas corridas elétricas, ostentando avanços incomparáveis em eficiência energética, desempenho de corrida e inovações de segurança. Incluirá recursos de ponta, como capacidade de regeneração de até 700 kW, aumento de potência de até 600 kW e inovações de segurança, representando um avanço significativo na tecnologia de corrida de veículos elétricos. Ao adotar a plataforma GEN4 da Fórmula E, a Nissan reafirma a sua dedicação em conduzir soluções de corrida sustentáveis, ao mesmo tempo que acelera a sua própria evolução tecnológica.
“Estou muito satisfeito por confirmar o nosso futuro a longo prazo na Fórmula E como fabricante. Também estamos orgulhosos de sermos a primeira empresa a aderir até 2030, que é um grande ano para a Nissan, pois pretendemos igualar ou superar as metas estabelecidas. A Fórmula E é um campo de testes incrível para novas tecnologias elétricas, e mal podemos esperar para continuar a desenvolver e competir até pelo menos o final da 16ª Temporada. A equipe está em uma trajetória ascendente e nossa nova sede contribuirá enormemente para o crescimento, com instalações avançadas que nos ajudam a desenvolver o nosso carro para as temporadas futuras”, comentou Tommaso Volpe, chefe da equipe Nissan na Fórmula E.
A equipe Nissan é uma das equipes mais bem-sucedidas e antigas no paddock da Fórmula E. Desde a sua entrada na Fórmula E na Temporada 5 substituindo a Renault, a Nissan expandiu continuamente as suas operações, exemplificada pela recente mudança da sede da Nissan Formula E Team para Paris. Este movimento estratégico sublinha o compromisso da Nissan em promover o crescimento e a inovação no desporto.
O compromisso da Nissan estende o seu envolvimento no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E para pelo menos 12 anos, marcando um marco significativo na história do automobilismo da empresa. Com a Fórmula E a servir como campo de testes definitivo para a tecnologia de veículos eléctricos da Nissan, este compromisso também se alinha perfeitamente com os objetivos da montadora japonesa. Este ambicioso plano posiciona a eletrificação como a pedra angular da estratégia da Nissan, com o objetivo de introduzir 34 novos modelos eletrificados até o ano fiscal de 2030.
Como marca global que opera em todos os países apresentados no calendário do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, a Nissan aproveita a série para defender a tecnologia EV em todo o mundo. O compromisso com a Fórmula E até 2030 sublinha o papel fundamental da Nissan na promoção da mobilidade sustentável e o seu compromisso com um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo.
O anúncio ocorre no momento em que aumenta a expectativa para o primeiro E-Prix do Japão, que acontecerá neste sábado, 30 de março de 2024. Um evento com significado particular para a Nissan como sua corrida em casa. Para aumentar a emoção, o evento acontecerá nas ruas de Tóquio, marcando um momento histórico, já que a cidade sedia seu primeiro evento de automobilismo em vias públicas.